dicas-aliviar-tpm

As que sofrem desse mal sabem o quanto esses dias podem ser desesperadores. Além de nos afastarmos das pessoas que gostamos, ainda nos sentimos incômodas em nosso próprio corpo. Tudo parece errado!

Felizmente algumas mudanças de hábitos e truques podem ajudar a aliviar os sintomas desse período tão desagradável.

-Óleo de prímula: O óleo de prímula é rico em ácido linolênico, substâncias de efeito anti-inflamatório e também necessárias na formação de substâncias que regulam os hormônios femininos. Desta maneira, atenua os sintomas de TPM, incluindo alterações de humor, inchaço e dor nas mamas. Um estudo do Centro de Medicina Integrada Cedars-Sinai, da Califórnia, avaliou o uso do fitoterápico em 68 mulheres que se queixam do distúrbio. No fim de três meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas em 16% das pacientes nenhum afeito foi percebido.

-Água: 
Beba muita água, ela limpa o organismo e ajuda a desinchar.

-Ômega-3: Presente nos peixes de água fria (salmão, arenque, atum), nozes e óleo de linhaça, o ômega-3 é uma gordura que tem propriedades anti-inflamatórias e que ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual, aliviando assim o estresse e os sinais mais depressivos.

-Exercícios aeróbicos: Pratique exercícios leves como caminhadas ou natação. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e libera a endorfina, substância produzida no nosso organismo e responsável pela sensação de bem estar.

-Acupuntura: A acupuntura tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do stress e das cólicas menstruais. As agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios.

-Grãos integrais: Nesse período é recomendável trocar todos os carboidratos refinados por versões integrais para evitar a prisão de ventre.

gnt.globo.com/bem-estar
minhavida.com.br
saude.terra.com.br/bem-estar