A páscoa passou, mas restaram os chocolates, e enquanto as nossas geladeiras estão atoladas com a guloseima, vem a pergunta: chocolate faz mal?

Nós mulheres ficamos com desejo só de escutar a palavra, ainda mais naqueles dias terríveis de tpm ou quando bate algum desânimo.

Logo depois da vontade não tarda muito para chegar a sensação de culpa que nos consome e que ás vezes chega a virar paranoia, transformando a nossa relação com o chocolate em um caso de amor e ódio!

chocolate e a serotonina

photo via etsy.com

 

Mas muita calma nessa hora - se consumido com parcimônia, o chocolate pode ser inofensivo e até mesmo muito bom para a saúde.

Antioxidantes poderosos: Os chocolates com mais de 80% de cacau em sua composição são ricos em poderosos oxidantes. Os flavonoides são antioxidantes presentes no cacau que diminuem a oxidação no cérebro e podem prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer por exemplo. Eles ainda combatem os radicais livres, aumentam o colesterol bom e evitam o envelhecimento celular, proporcionando assim benefícios para o organismo como um todo.

Bem estar e alívio da tpm: Quando consumimos o chocolate, o nosso corpo libera serotonina, que é o “hormônio da felicidade”, responsável pelas sensações de felicidade e bem estar. Na tmp, quando estamos prestes a explodir, um simples chocolatinho pode trazer um conforto enorme para o nosso dia e fazer tudo parecer melhor. Além disso, a considerável quantidade de açúcar presente na maior parte dos chocolates, dá bastante energia e ajudar a diminuir a fadiga causada por dias estressantes.

Protege a pele: 

Um estudo realizado pela Universidade de Laval em Quebec, no Canadá, feito com 60 mulheres, apontou que o consumo do chocolate negro ajuda a combater os efeitos negativos da exposição solar! Legal né? Mas não vale deixar de lado o protetor!

Os tipos de chocolate

quanto mais chocolate melhor

Photo via: blogloving.com
 

Chocolate branco – Sem cacau, ou seja, menor quantidade de propriedades benéficas à saúde, e muito calórico. De todos os tipos de chocolates, é o mais rico em açúcares e gorduras.

Chocolate ao leite - Composto por massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar.

Chocolate meio amargo - Entre 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, e portanto é o mais benéfico à saúde. Quantidade de cacau entre 60 a 85%, menos açúcar e menos gordura do que os outros tipos de chocolates.

 

Fontes:

http://www.hospitalviladaserra.com.br
http://www.tuasaude.com
http://www.minhavida.com.br